Jaguar XE Forum banner
Status
Not open for further replies.

Nível de óleo criticamente baixo

57K views 38 replies 17 participants last post by  PhilB  
#1 ·
Olá,

Tenho navegado no fórum há alguns anos. Sou proprietário de um XF (x260) 2.0L diesel (180cv) de 2015, este fórum tem sido muito útil, pois o XE e o XF têm muitas coisas em comum. De qualquer forma, ontem, após uma hora de viagem, tive o aviso "nível de óleo criticamente baixo" a aparecer no painel. Isto só apareceu quando reiniciei o motor após a viagem. Verifiquei imediatamente o óleo e está na marca máxima. Deixei o motor arrefecer durante uma hora e verifiquei o óleo novamente, mostrando na marca máxima. Liguei o motor e nenhuma mensagem, então pensei que fosse apenas uma falha. Fui dar uma volta curta e ao regressar, desliguei o motor e deixei-o por alguns minutos. Depois reiniciei o motor e "Nível de óleo criticamente baixo" apareceu novamente, mas ao acelerar a mensagem desapareceu. Esta manhã, numa partida a frio, não houve mensagem e fui trabalhar. Quando cheguei ao trabalho, desliguei e liguei o motor e a mensagem voltou.

Alguém mais já passou por isso, está realmente a incomodar-me, pois só acontece quando o motor está quente e o óleo está no máximo na vareta.

#2 ·
ere0839 said:
Olá,

Tenho navegado no fórum há alguns anos, sou proprietário de um XF (x260) 2.0L diesel (180cv) de 65. Este fórum tem sido muito útil, pois o XE e o XF têm muitas coisas em comum. De qualquer forma, ontem, após uma hora de viagem, tive o aviso "nível de óleo criticamente baixo" a aparecer no painel. Isso só apareceu quando reiniciei o motor após a viagem. Verifiquei imediatamente o óleo e está na marca máxima. Deixei o motor arrefecer por uma hora e verifiquei o óleo novamente, mostrando na marca máxima. Liguei o motor e nenhuma mensagem, então pensei que fosse apenas uma falha. Fiz uma curta viagem e, ao retornar, desliguei o motor e o deixei por alguns minutos. Então reiniciei o motor e "Nível de óleo criticamente baixo" apareceu novamente, mas ao acelerar a mensagem desapareceu. Então, esta manhã, em uma partida a frio, não houve mensagem e fui trabalhar. Quando cheguei ao trabalho, desliguei e liguei o motor e a mensagem voltou.

Alguém mais já passou por isso, isso realmente está me incomodando, pois só acontece quando o motor está quente e o óleo está no máximo na vareta
Eu não sou mecânico e não sei muito sobre xf, mas meu primeiro palpite seria o sensor de nível de óleo. Provavelmente uma verificação revelará um código de erro. Eu pensei que XF não tem uma vareta, mas o nível de óleo é verificado eletronicamente.

#3 ·
Eu tenho o 2.0L Ingenium Diesel, então tem uma vareta para verificar o nível do óleo. Eu fiz uma verificação OBD, não havia códigos sendo exibidos. Não tenho certeza se o motor Ingenium tem um sensor de nível de óleo, não há nenhum listado no diagrama do motor.

#4 ·
Suponho, no entanto, que, se o XE é capaz de gerar a mensagem "nível de óleo criticamente baixo", ele deve ter um sensor de nível de óleo. Agradeça por ainda ter uma vareta para que você possa verificar e confirmar que esta mensagem está errada. Sem a vareta, você teria que levar o carro a um concessionário Jaguar para evitar a possibilidade de rodar o motor sem óleo (ou ser acusado de fazê-lo pelo concessionário)!

Save
#6 ·
Obrigado, acho que vou levantar o carro e dar uma olhada no cárter para ver se consigo ver um sensor de nível de óleo. rimmerbros.com lista esta peça como sendo adequada apenas para as variantes a gasolina do XE e XF

#7 ·
Definitivamente tem um sensor na parte inferior do cárter. Verifique a conexão, pois ela fica perto do bujão de drenagem do cárter e pode ter sido facilmente perturbada.

#8 ·
Aparentemente, estes sensores de nível de óleo são muito sensíveis e precisam estar em uma superfície quase perfeitamente plana para ler corretamente. O carro estava em uma inclinação?

Save
#9 ·
O carro estava estacionado no que me parece ser terreno plano. O que é tão irritante é que a mensagem não aparece numa partida a frio e quando aparece numa partida a quente (que é toda partida a quente, como verificado esta noite) desaparece assim que toco no acelerador. :?

#10 ·
Tenho certeza agora, pelo que você diz, que é o sensor do cárter. O maior trabalho é tirar a tampa sob o compartimento do motor do carro. Realmente precisa de um elevador para fazer isso facilmente. Drene o óleo e troque o filtro. A peça nova são 2 parafusos e um conector.

#13 ·
O número da peça OE JLR é AJ812432.

owns 2020 Jaguar XE S
Save
#15 ·
Você pode, por favor, quando classificado, atualizar esta postagem com o resultado? Qual peça você usou, a localização do sensor e se a substituição corrigiu o problema? Será útil saber, caso este problema ocorra para mim ou outros usuários. Obrigado.

#17 ·
Fighterpilot said:
Esta é a peça e a localização é no cárter, perto do bujão de drenagem. (Item 3)
_img.jpg
Eu pensei que fosse um aviso de nível baixo de óleo do motor, não de transmissão automática?

Cumprimentos John

Save
#19 ·
Milfordman said:
Fighterpilot said:
Esta é a peça e a localização é no cárter, perto do bujão de drenagem. (Item 3)
_img.jpg
Eu pensei que fosse o aviso de nível baixo de óleo do motor, não a transmissão automática?

Cumprimentos John
Esse é o motor!!

Save
#21 ·
Olá
Estou com o mesmo problema que você, com o aviso de nível de óleo criticamente baixo aparecendo logo após uma partida, logo após uma viagem. Você encontrou uma solução para o seu problema?

Cumprimentos,
Conor

#22 ·
Ainda não resolvi isso. Comprei um "Sensor de Pressão e Temperatura do Óleo - JDE40662 - Genuíno" da rimmerbros.com. Vou instalá-lo nos próximos dias para ver se resolve o problema. Ele está localizado logo abaixo da carcaça do filtro de óleo. Como o erro só aparece quando o motor está na temperatura ideal e é reiniciado, presumo que o óleo afine e o sensor possa estar lendo incorretamente. O erro desaparece ao aumentar a rotação em 50 rpm acima da marcha lenta.

#23 ·
Muito interessado no seu problema ere0839 - tenho o que parece ser exatamente o mesmo erro no meu RR Evoque com motor Diesel Ingenium 2.0L - aviso de "nível de óleo do motor criticamente baixo" na reinicialização a quente, apesar de haver muito óleo no cárter; a mensagem de erro desaparece ao aumentar as rotações, sem outros sintomas. O concessionário não conseguiu diagnosticar o problema - parece que o sensor de pressão e temperatura do óleo pode ser a causa, por isso terei interesse em saber se a substituição o resolve. Mantenha-nos informados!

#24 · (Edited)
Tenho o prazer de dar a todos vocês uma atualização e informá-los de que o problema está agora resolvido. Eu substituí o interruptor de pressão do óleo, mas isso não resolveu, a solução foi substituir o "solenoide do jato de resfriamento de óleo do pistão". O carro estava mostrando o defeito P25A9-00 após a troca do interruptor de pressão do óleo. O trabalho de substituição do "solenoide do jato de resfriamento de óleo do pistão" foi um trabalho grande, pois ele está localizado na lateral do bloco do motor e atrás da carcaça do termostato.

Eu incluí algumas fotos abaixo do trabalho e da peça
Image

Image
Image

A peça estava localizada no buraco com resíduos de óleo ao redor (centro da foto).

#25 ·
Engraçado você ter atualizado isso hoje, recebi isso hoje à noite, aconteceu duas vezes, uma vez na partida/parada no trânsito e depois uma vez depois de entrar em uma loja. Vou tentar resolver isso. Obrigado pelas fotos!

#26 ·
Estou com o mesmo problema com o meu XE 2.0d de 2016 desde ontem. Nível de óleo crítico durante a partida quando quente, o erro desaparece logo após a partida. A vareta mostra que há bastante óleo, então mandei ler o carro:
DTC P25A9 também. O carro será verificado por um revendedor autorizado amanhã, pois me disseram para não dirigir mais. Espero que o problema seja resolvido após a troca da solenóide.

#27 ·
Estou com o mesmo problema com o meu XE 2.0d de 2016 desde ontem. Nível de óleo crítico durante a partida quando quente, o erro desaparece logo após a partida. A vareta mostra que há bastante óleo, então mandei ler o carro:
DTC P25A9 também. O carro será verificado por um revendedor autorizado amanhã, pois me disseram para não dirigir mais. Espero que o problema seja resolvido após a troca da solenóide.
Você conseguiu resolver o problema após substituir a solenóide? Estou com o mesmo problema ultimamente.

Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.